Ganhar ou perder? Nenhum dos dois

Quantas vezes você já teve o seu dia “estragado” porque alguém falou algo que te deixou mal? Hoje me peguei pensando nas inúmeras vezes em que isso aconteceu comigo. Me peguei pensando no tanto de poder que eu permiti que os outros exercessem sobre mim, meus pensamentos e minhas reações. 

Uma vez escutei de alguém a seguinte frase: “Quando você diz, nossa ganhei meu dia com o seu elogio” ou, “Brigada (em tom irônico) você conseguiu estragar o meu dia!”, significa que você está deixando os outros alcançarem um lugar dentro das suas emoções que não é jurisdição deles. 

Por favor não me entenda mal, sei que é legal receber elogios, mas não podemos depender deles pra nos sentirmos bem na vida. Da mesma maneira que ouvir algo negativo a nosso respeito, não deve frustrar o percurso do nosso momento ou dia. Pelo contrário, essas situações são ótimas oportunidades pra praticarmos o domínio próprio e não sermos simplesmente levados pra onde os sentimentos quiserem, senão seremos sempre escravo deles. 

Somente você tem o controle pra decidir como pensar e reagir às suas circunstâncias. Não é possível sabermos, exatamente, quando vamos ser surpreendidos com belas palavras ou com palavras duras. Quem dera, não é mesmo, rsrs?  O que quero aqui, é trazer uma pequena reflexão sobre a importância de como receber e filtrar o que é dito a nós todos os dias, tanto por pessoas que conhecemos, quanto por um desconhecido na fila do supermercado. Pense nisso: é melhor ganhar ou perder “o momento”? Nenhum dos dois. O melhor é se autogovernar em ambos contextos: uma escolha que sempre está à minha e à sua disposição!

Publicado por katidawson

Esposa de David, mãe da Emily, Gabriel e Laura. Falo sobre lifestyle e desafios de um casamento transcultural e uma família internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: