Da terra do fado para o mundo

Voltei minha gente! Estamos cá vivendo em terras lusitanas há quatro meses (nem dá pra acreditar!) e queremos compartilhar um pouco das nossas primeiras impressões.

Antes de tudo, pra quem não sabe, somos uma família de cinco pessoas que já morou no  Brasil, na Califórnia e agora, em Portugal. Somos aventureiros e amamos viajar! Ainda que mudanças sejam difíceis, nossa decisão de virmos para cá – em meio a pandemia – nos trouxe muita paz, pois sabíamos que Deus estava nos conduzindo.

Bem, desembarcamos no aeroporto internacional de Lisboa no dia 28 de dezembro e fomos direto para o nosso apartamento alugado (Airbnb). Apesar de termos visitado o país em 2018, saber que dessa vez chegávamos pra ficar, nos trouxe uma sensação de pertencimento, afinal estávamos a partir de então, a começar um novo ciclo em nossa história.

Os primeiros dias foram cinzentos e de chuva, nos lembrando muito do clima da nossa querida Curitiba, onde moramos por 15 anos. De início podemos dizer que as poucas vezes que saímos pra comer fora, totalmente valeram a pena! Não pense que a gastronomia daqui se resume somente a peixe, principalmente bacalhau. É claro que, isso faz parte do cardápio português, mas existem muitos outros pratos maravilhosos! E o melhor, não se precisa gastar muito para se comer bem. E os pães gente? São tantos tipos diferentes que nos primeiro mês, provavelmente, engordamos um pouco, pois queríamos provar todos. Ah e o pastel de nata! Nem me fale, esse é o meu queridinho da confeitaria. É leve e derrete na boca, especialmente assim que sai do forno.

Com duas semanas de Portugal, o lockdown entrou e acabamos por comer somente em casa mesmo. O que não mudou nossa rotina de alimentação, pois aqui se encontra praticamente tudo sempre fresco e de qualidade.

Agora, falemos dos portugueses. Quando você visita um lugar acaba tendo uma impressão do povo, que pode ser positiva ou negativa, mas por saber que está só de passagem você não se prende ao comportamento deles. Agora, quando você vai pra morar e sabe que eles serão parte do seu dia a dia, da sua convivência, você começa a se perguntar: será que eles tem preconceito com estrangeiros? Será que eu e a minha família seremos bem aceitos? Bem, da nossa parte a resposta é: os portugueses são maravilhosos. Para cada um que “pode” não fazer cara boa quando percebe seu sotaque, existem cinquenta outros que são amigáveis e respeitosos. É como em qualquer outra cultura do mundo, tem pessoas legais e outras nem tanto! Tudo vai depender da sua perspectiva. 😉

E por fim, queremos destacar a beleza desse lugar. Nossa localização é Cascais, que fica na costa do sol, a mais ou menos 30 minutos de Lisboa. Essa região, pra quem nunca ouviu falar, é de praia e tem cenários naturais belíssimos que te permitem desfrutar de longas caminhadas e passeios ao ar livre. Nós só temos a agradecer a Deus por essa nova etapa, e por tudo que estamos aprendendo nessa nova cultura, que de fato: recebe, aceita e te abraça com seus encantos e histórias.

Agora deixo para vocês um lindo poema de Luís de Camões:

Mudam-se os tempos. Mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Publicado por katidawson

Esposa de David, mãe da Emily, Gabriel e Laura. Falo sobre lifestyle e desafios de um casamento transcultural e uma família internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: